domingo, 6 de dezembro de 2009

Daily Tests


Acho que todo dia temos pequenos testes que, não percebendo, nem aproveitamos. Ontem tive um clássico exemplo, mas acho que percebi e aproveitei.
Normalmente dou aula de inglês para crianças de 6 até 13 anos, mas por causa do ENEM precisei substituir uma teacher numa turma de 14 a 17 anos.Planejei minha aula, que seria sobre signos e a influência deles nos romances.Uma típica aula onde todo mundo tem experiências pra contar, ou seja, uma aula só pra falar.Tudo seria maravilhoso se eles falassem, mas como bons adolescentes que são, não levaram a sério que uma pessoa da mesma idade que eles ia dar aula e no começo nem queriam entra na sala!
Fiquei nervosa. Como eu faria para impor certo grau de autoridade com pessoas da minha idade e maiores que eu? Jogo de cintura em menos de 5 minutos, tive que ir falando e indo pra sala, explicando que seria só naquele dia, que eles poderiam reclamar pra teacher deles depois e que nunca mais me olhariam (é, técnica de inferioridade). Funcionou, eles entraram e sentaram.
Confesso aqui (e que minha coordenadora nunca leia): passei todo o tempo contando os minutos para que terminasse. Eram 2 horas de aula, e juro que a 1°hora foi a mais tensa: quando mais precisava deles menos eles falavam.O que eu fiz? Comecei a falar :) Inventei mil historinhas e fui puxando o assunto que era para eles puxarem. Deu super certo! Além de chegar exatamente no ponto que eu queria, eles, escutando toda aquela mentira (que pra eles era verdade), começaram a lembrar que tinham as próprias histórias e começaram a falar também. UFA!No fim, até passamos um pouco do horário e eles estavam super falantes, falando até dos ficas da escola.

O que isso me ensinou? Por que eu escrevi sobre isso aqui?Pelo simples fato de mostrar que o que precisamos é jogo de cintura, uma respiração profunda e seguir em frente.
Ah, e que adolescentes podem ser um pé no saco, principalmente com outros adolescentes.

Nenhum comentário: